Primeiro é importante entender um pouco como nosso organismo funciona. Veja:
- O músculo é o motor do nosso corpo. É o músculo que faz todas as engrenagens (tecidos e órgãos) funcionarem adequadamente;
- O músculo armazena glicogênio (uma espécie de reserva concentrada de glicose) para conseguir executar sua função quando exigido;
- Quando o músculo se contrai ele usa esta energia armazenada;
- A glicose que consumimos na nossa alimentação é usada para repor o glicogênio usado no músculo da seguinte forma:
- A glicose é extraída dos alimentos que ingerimos;
- Esta glicose é disponibilizada na nossa corrente sanguínea;
- O sangue não pode ter níveis elevados de glicose por muito tempo. Isso compromete a capacidade de transporte de oxigênio. Já que a glicose pode se ligar à hemoglobina, que é a responsável por transportar o oxigênio no sangue. Para evitar isso nosso corpo direciona este excesso de glicose para o tecido adiposo, armazenando esta glicose agora em forma de gordura.
- Por isso nosso corpo libera a insulina (também na corrente sanguínea) para aumentar a capacidade do músculo de absorver a glicose do sangue e conseguir armazená-la novamente se ele não precisar mais produzir energia.
- Os músculos então absorvem o excesso de glicose do sangue, normalizando os níveis na corrente sanguínea. E o processo se reinicia.
Em casos mais graves, esta glicose em excesso pode comprometer o transporte de oxigênio do corpo. Com a capacidade de transporte de oxigênio comprometida, uma inflamação nos alvéolos pulmonares provocada pela COVID pode te levar a um estado grave ou mesmo ao óbito. OBESIDADE E DIABETES TEM SIDO AS PRINCIPAIS COMORBIDADES que agravam ou levam ao óbito em caso de contaminação.
Dicas:
- Consumir alimentos com excesso de açúcar (como refrigerantes, doces, chocolates) ou de gordura saturada regularmente, sobrecarrega este processo e o corpo não consegue manter os níveis de glicose na condição ideal. EVITE ESTES TIPOS DE ALIMENTOS;
- Durante o CONFINAMENTO muitas pessoas se permitem ficar sedentárias, em outras palavras, o músculo não está executando nenhuma ação, consequentemente não está gastando sua reserva e por consequência não está recebendo o excesso de glicose do sangue. Como nosso corpo não desperdiça combustível, ele armazena este excesso em forma de gordura no tecido adiposo. NÃO FIQUE SEM FAZER EXERCÍCIOS!
- A medida que nosso corpo armazena a glicose no tecido adiposo e aumentamos a quantidade de gordura, esta gordura também produz uma série de proteínas (adipocinas) que irão aumentar a resistência do músculo à insulina. Se e o músculo não reage à insulina, o nível de glicose no sangue permanece alto, o corpo libera ainda mais insulina provocando um estado chamado de hiperinsulinico, que aumenta a glicose no sangue, que aumenta a gordura… EVITE CHEGAR A ESTE PONTO.
- O Excesso de gordura, glicose e insulina no corpo provoca uma indisposição muito grande a se exercitar e se alimentar bem. É PRECISO ESFORÇO PARA INICIAR O PROCESSO DE ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL E DE ATIVIDADE FISICA. Depois fica fácil manter.
NADA COMO COMEÇAR COM UMA ATIVIDADE EXTREMAMENTE DIVERTIDA. Já experimentou a sensação de voar? Pois patinar chega bem próximo disso! É uma atividade de baixo custo e você ainda pode praticar com sua família toda. A patinação utiliza uma musculatura bem completa desde grandes até pequenos membros. Se quiser colocar sua musculatura para funcionara e ainda se divertir não existe receita melhor.
Se quiser aumentar a intensidade deste exercício após se adaptar, PRATICAR HOCKEY SOBRE PATINS INLINE é uma ótima maneira. A velocidade do jogo, agilidade a ser desenvolvida com o taco e a necessidade de frear/arrancar, fazer curvas e se desviar dos adversários exige muito esforço físico e todo seu metabolismo agradece. Ah! Você ainda vai precisara de energia para chutar bem forte o disco para marcar o gol! Pronto! Músculos funcionando bem, todo metabolismo ajustado e ainda uma endorfina como recompensa.